quinta-feira, 19 de maio de 2011

História dos Cupcakes

Cupcakes são pecados em miniatura, deliciosos e convidativos. Alguns são tão lindos que dá pena de comer. Doçura que está “na moda”.

A primeira menção ao nome “cupcake” data de 1796, de um livro de culinária americano, referindo-se a bolos que deveriam ser assados em pequenas xícaras. A primeira coletânea de receitas de cupcakes, porém, aparece num outro manual americano, datado de 1828. Era o começo de uma lenda gastronômica a ser revivida no século XXI.
O termo cupcake (“bolo de xícara”, numa tradução livre) possui duas prováveis origens, ainda em discussão. A primeira se atém à questão das medidas, pois a receita original da massa de cupcake tem todos os ingredientes medidos em 1 xícara. A segunda já defende a origem do nome argumentando que os primeiros bolinhos eram, de fato, assados em xícaras. Como ambas as explicações possuem suporte histórico em livros de receitas, são igualmente aceitas. Na Inglaterra, o nome fairy cake (“bolo de fada”) também é bastante difundido, baseado na crença de que tinham o tamanho adequado para serem compartilhados com as fadas. Como o termo fairy cake é muito anterior ao cupcake, alguns historiadores defendem que o cupcake tem origem britânica, derivado dos antigos bolos de fada que eram servidos nas ruas.

Um comentário:

  1. Olá, Jaqueline. Acredito que o texto que você está usando seja do meu blog (http://sociedadehistoricadesterrense.com/anakhros/?p=308).

    Você poderia incluir o link como referência?

    ResponderExcluir